domingo, 27 de fevereiro de 2011

Aretha e areté.



Para quem é um aficcionado por mitologia grega como eu, tudo é motivo pra ler, reler e vasculhar os sentidos possíveis que emanam daqueles mythos ou, mais simplesmente, daquelas histórias. Arquétipos e símbolos são muitas vezes as senhas para um entendimento mais amplo da existência, e das passagens muitas vezes fantásticas e metafóricas da mitologia é possível extrair grandes ensinamentos, como ocorre na leitura da própria bíblia. E se a vida e o mundo se transmutam ao longo dos tempos, sua essência não parece diferir em muita coisa, e isto se comprova na torrente das paixões humanas que sempre nos tomam e arrebatam desde os gregos e suas histórias e desde antes deles mesmos.

As descobertas de etmologia (história ou origem gramatical de termos e nomes, seus elementos constituivos e sua evolução) também são um prato cheio para quem desfruta mitologia. A minha última descoberta foi na verdade confirmação de um sentido que já tinha aprendido lendo alguma publicação sobre Grécia Antiga há muito tempo.

Aretha - esse nome não me saía da mente! E algo me dizia que eu já conhecia o que esse nome significa etmologicamente.

Lembrei, então, que Aretha tem o mesmo radical de areté, atributo dos antigos herois gregos, além da mesma sonoridade cuja tônica aberta/vocálica remete instantâneamente à língua de Homero. Fui à fonte e lá estava:

"Os gregos reverenciavam os herois (...), homens que haviam realizado feitos extraordinários e que, uma vez mortos, haviam se transformado em deuses. O mais famoso dos herois gregos foi Hércules. O heroi é o homem que possui areté, palavra grega que significa a excelência humana (a força, a destreza, a coragem, o espírito guerreiro). Somente os aristocratas teriam areté . O homem nobre era aquele que tanto na vida privada quanto na pública , era regido pela coragem, pela força e por qualidades e normas de conduta que normalmente não são exigidas ao homem comum"

Já em dicionários de significados de nomes na internet pude ver que Aretha é descrito como virtude ou dignidade e na mesma procedência grega. O que está absolutamente dentro do contexto por mim antes lembrado e pesquisado.

Como já disse, tudo é motivo para que eu mergulhe numa leitura ou numa boa discussão sobre mitologia e Grécia antigas. Sendo que, desta vez, o motivo étymos (verdadeiro) da minha busca foi a origem do nome de uma moça linda que conheço.E ela realmente mereceu distinção nos meus pensamentos, não é um ser comum... Tem areté.



Izak Dahora

3 comentários:

Prof(a). Aretha Leal disse...

Até a presente data foi o significado que mais me agradou obg.

Anônimo disse...

Melhor significado que achei, obgg

Areta Advocacia disse...

Nossa , apensar de ser antigo o texto devo dizer que estou fascinada com a escrita.